4 dicas para melhorar o seu sono e diminuir o ronco
Uma boa noite de sono é fundamental não apenas para se sentir descansado para encarar a rotina do dia a dia, mas também para manter as funções orgânicas eficientes e em harmonia para uma boa saúde. Dentro desse contexto, conhecer algumas dicas de como parar de roncar pode ser muito importante para algumas pessoas.
O número de roncadores é bastante elevado e esse problema atinge tanto homens quanto mulheres, das mais variadas idades e de todos os lugares. O lado bom dessa histórica é que isso tem solução. Quer descobrir como? Então, não deixe de conferir as 4 dicas que trouxemos no post de hoje! Boa leitura!
1. Procure dormir de lado
Uma das principais dicas de como parar de roncar é adotar um hábito muito simples durante o sono: deitar-se de lado. Embora isso seja incrivelmente difícil para algumas pessoas, por conta de anos ou mesmo décadas descansando com uma postura inadequada, os benefícios mostram que vale a pena a tentativa.
Isso é especialmente positivo para quem sofre de apneia obstrutiva do sono. Essa posição situa anatomicamente melhor a traqueia e deixa a sua passagem (dos pulmões até o nariz) desobstruída, fazendo com que o ar circule mais naturalmente, sem tanta resistência ou atritos.
2. Abandone o tabagismo
O abandono do tabagismo também pode ser um coadjuvante interessante para quem deseja parar de roncar. Deixar de fumar ajuda na melhoria da qualidade do sono e da vida do paciente em diversos aspectos, fazendo, inclusive, com que possa haver menos resistência à passagem de ar.
O fumo gera uma espécie de inchaço nos tecidos do interior da garganta e da boca e também aumenta a produção de muco, favorecendo o surgimento da apneia do sono. Manter distância dos cigarros, portanto, é uma atitude essencial para cuidar do seu sistema respiratório.
3. Perca o excesso de peso
Você já deve ter ouvido falar que o excesso de peso contribui para o ronco e para a apneia do sono — e isso realmente é um fato. Com o aumento do peso, há mais gordura na região cervical e isso acaba pressionando a traqueia, especialmente quando a pessoa está deitada em uma posição inadequada.
Para evitar isso, é fundamental manter o peso correto, de acordo com a estrutura corporal. Além de uma alimentação balanceada, fazer exercícios é muito importante, pois além de queimar as calorias extras, eles também ajudam a aumentar a liberação de endorfinas e outras substâncias naturais que melhoram o sono.
4. Considere uma cirurgia do ronco
Pouca gente sabe disso, mas os problemas de ronco e apneia obstrutiva do sono podem ser solucionados com um procedimento específico, chamado de cirurgia do ronco. Ela é mais indicada para os casos graves e consiste em uma espécie de plástica na garganta, com o intuito de aumentar o diâmetro das vias aéreas.
Dessa maneira, consegue-se uma redução na vibração ocasionada pela passagem do ar, promovendo uma melhora imediata de toda a situação e da anatomia da face do paciente como um todo, sendo um tratamento bastante eficaz.
Essas são algumas dicas de como parar de roncar!